top of page

Guião do vídeo:

Olá, sou o João, o apicultor, e hoje vim falar sobre a Polinização, um fator muito importante para a vida. Mas o que é a polinização?

   A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras, o órgão reprodutor masculino de uma flor, para o órgão reprodutor feminino da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. Para que que haja a formação de sementes e de frutos é essencial que os grãos de pólen fecundem no órgão reprodutor feminino. E como este fenómeno acontece?

   Existe dois tipos de polinização, a direta e a indireta. No caso da polinização direta, a flor pode usar o seu próprio pólen para reproduzir-se, já no caso da polinização indireta, o pólen tem de ser transportado de uma flor para outra. A polinização pode ocorrer com a interferência de seres vivos ou não, no caso da ação do vento ou até água. Quais são os benefícios da polinização?

   Muitas das espécies vegetais dependem que polinizadores realizem o transporte de pólen da flor masculina para as flores femininas, ou seja, auxiliem na reprodução das plantas para que estas continuem sempre ativas. Mas se pensarmos bem, estes seres vivos não fazem nada de graça, então qual a vantagem, para os polinizadores, deste processo?

   Estes polinizadores ao fazer a polinização ganham alimento como o néctar e o pólen, habitat devido às flores que as rodeiam, estas fornecem os recursos necessários para a sobrevivência destes seres vivos e também ganham recursos para a reprodução. Obrigado por assistirem, espero que tenham agora mais conhecimento sobre a polinização e adeus.

bottom of page