top of page

Cera, Apitoxina, Própolis: Curiosidades

O que é a Cera?

As ceras são uma classe diversa de compostos orgânicos sólidos hidrófobos (não toleram qualquer líquido) e maleáveis quando em temperatura ambiente. Eles incluem lípidos, tipicamente com pontos de fusão superiores a cerca de 40 °C, que fundem ao dar origem a líquidos de baixa viscosidade. As ceras são insolúveis em água, mas solúveis em solventes não polares, orgânicos. As ceras naturais de diferentes tipos são produzidos por plantas e animais e ocorrem em petróleo.

O que é a apitoxina?

Apitoxina é o veneno encontrado nos ferrões das abelhas do género Apis que tem como função afastar predadores dos mais variados tipos, protegendo assim a colónia. O veneno é produzido no interior do abdómen das abelhas operárias e é descrito como uma substância levemente ácida (embora não seja a acidez que provoque a dor ou a irritação), incolor, amarga, transparente e com um forte odor que se assemelha ao do mel. Na sua composição encontram-se enzimas, substâncias voláteis e uma grande quantidade de água.

O que é a própolis?

A Própolis é uma mistura complexa produzida pelas abelhas a partir da resina coletada da vegetação, flores e plantas, utilizado para proteger a colmeia da invasão e infestação de microrganismos como vírus, bactérias e fungos, além de manter a sua temperatura e evitar a entrada de chuva, ajudando no isolamento desse ambiente interno. A própolis pode ter benefícios para a nossa saúde, os principais sendo: o aumento da imunidade e da defesa contra infeções, o melhoramento do processo de cicatrização, e o auxílio nos casos de inflamações e contribui para uma melhor saúde bucal.

Curiosidades!

As abelhas pulverizam em média 50 a 1000 flores por dia, em que apenas as operárias trabalham. A única missão dos zangões é fecundar a rainha. Uma das principais características das abelhas é que podem pôr 3 mil ovos num único dia.
bottom of page